Como fazer o Yoga sensual? Muito se busca na internet por Yoga sensual, então nos questionamos, o Yoga pode ser sensual?
O significado da palavra sensual se refere primeiramente aos sentidos ou aos órgãos dos sentidos. Yoga sensual pode ser a busca por prazeres por meio deste mecanismo incrível que é o corpo humano.
O movimento e a presença intuitiva se tornam um momento para refletir sobre este processo sensual dos órgãos e sentidos durante a pratica de yoga, sendo ela durante as meditações/pranayama ou durante os movimentos de posturas/Asanas.
Sendo assim o yoga pode se tornar sensual, pois oferece um espaço para os praticantes e conhecerem a si mesmo, explorarem com total permissão e curiosidade a casa de sua alma, o corpo. Tudo o que alguém aprende durante estes momentos de conexão com o seu corpo pode ser aplicado diretamente em sua vida.
Outro significado que se conota a palavra sensual se refere a algo que se cativa pela beleza física, que demonstra ou incita a sensualidade, desejos, e prazeres sexuais.
Vendo por este lado posso me referir ao yoga sensual como algo egóico e carnal, como desejo/kama, luxuria, ansiedade pelo prazer.
Alguns professores dizem que o tantra nas escrituras não tem nada a ver com yoga sensual ou sexo, mas hoje em dia muitas pessoas o relacionam com essa vertente.
O Tantra por sua vez contribuiu com o Yoga que preconizava a ressignificação da existência dos homens na terra, orientando que essa experiencias fosse uma oportunidade de crescimento do ser/consciência. Trazendo o ponto de vista do CORPO sendo este o “templo da alma”, considerando-o como sagrado, e merecedor de cuidado.
É neste contexto surge o Hatha yoga, que propõe um caminho de purificação e fortalecimento do corpo através de técnicas que propiciam o praticante a vivenciar experiencias mais sutis, relacionadas a meditação e transcendência (ELIADE, 2012).
O sexo se concentra no chakra raiz, sendo a primeira energia a ser criada, evoluindo a milhões de anos, ocasionando equilíbrio e desequilíbrio. Uns fazem castidade, outros não se interessam, já algumas pessoas possuem desiquilíbrio intenso por tal busca de prazer.
O yoga pode se tornar sensual de várias maneiras. Seja sentido os sentidos por você com seu próprio corpo, seja fazendo yoga com seu parceiro, seja por uma foto com o seu melhor ângulo, seja para alguém com o olhar de desejo. O yoga pode ser sensual para atrair público, o yoga pode ser sensual por ser praticado pelo corpo, pois todo corpo pode ser sensual. O yoga sensual pode existir de mil maneiras, depende de que modo você enxerga, ou sente isso (ahamkãra- sensação do eu, definido pelo egocentrismo).
De acordo com o Yoga sutra 4. Kaivalya-padah, trata-se da realidade do objeto/material/corpo percebidos de forma como os percebemos, ou seja, as coisas matérias a nosso redor existem independente do observador, diferentes pessoas têm diferentes percepções de um mesmo objeto/corpo, e isso se dá somente pela forma de mente que cada indivíduo lê o mesmo objeto/corpo.
Para mim o yoga e sensual quando prático sozinha, amo perceber meu corpo e sentir as sensações que o Hatha Yoga me proporciona, a conexão com o meu corpo e as sensações que sinto durante o momento de pratica.
Durante o yoga também consigo acessar pensamentos, estes as vezes acabam sendo sexuais, mas eles não são sensuais por conta do yoga. Mas sim por conta de desejos, sonhos, e essa energia pornográfica que de alguma forma chega até mim. Seja por novela, histórias, músicas que estimulam tais ações, estímulos físicos, hormônios, evolução humana.
O que eu escrevo pode ser válido para você ou não, seja como for este texto foi escrito para te fazer refletir, e aí qual a sua opinião através deste tema, ficaremos felizes com sua participação, até a próxima.