O que é meditação?

O que é meditação?

O que é meditação? A meditação não é uma moda da nova era – é uma técnica antiga que já existe há milhares de anos. Recentemente ela ganhou novamente força, com celebridades como Oprah e Ariana Grande falando abertamente sobre suas práticas de meditação. Sejamos francos, o mundo pode ser um lugar estressante. Nossos dias estão repletos de prazos, obrigações e responsabilidades – para não mencionar coisas como contas, impostos e todas as outras coisas adultas com as quais temos que lidar como humanos adultos. Os fatores de estresse da vida moderna podem afetar nossa saúde mental e nosso bem-estar. Se você está lendo este artigo, provavelmente já conhece os benefícios da meditação: redução do estresse, aumento do foco e da produtividade, diminuição da pressão arterial e até mesmo melhoria da função imunológica. E ainda assim… muitos de nós lutamos para incorporá-la em nossa rotina diária. Então, do que você está esperando? Aqui estão algumas grandes razões pelas quais você deve experimentar a meditação na sua vida…

Cultivar a paz interior e o bem-estar
A meditação é uma ferramenta poderosa para aprender a cultivar a paz interior e o bem-estar. O mais importante a lembrar é que meditar não é resolver problemas, criar listas de coisas para fazer, ou tentar consertar sua vida. É simplesmente um espaço no qual você está presente, e nada mais. Este lugar tranqüilo e tranqüilo pode ser usado para cultivar uma maior sensação de paz interior, paciência e aceitação. Você não precisa estar estressado ou mesmo ter um problema grande ou importante; basta ser incomodado por pequenas coisas, como o fato de que o teclado do computador é ligeiramente pegajoso ou que seu vizinho gosta de cortar sua grama às 2:00 da manhã. A meditação pode ajudá-lo não apenas a deixar passar estes pequenos aborrecimentos e focalizar sua atenção em outra coisa, mas também aprender a não ser tão afetado por eles.

Quebra o hábito de repensar demais
Um dos maiores benefícios da meditação é que ela pode ajudar a quebrar o hábito de repensar demais. Se você é como eu, provavelmente está sempre pensando. É um fluxo constante de tagarelice mental. Nós muitas vezes ruminamos sobre coisas que aconteceram no passado, ou nos preocupamos com o futuro. A meditação pode ajudá-lo a ganhar um pouco de distância desses pensamentos, e vê-los pelo que eles realmente são: apenas pensamentos. Isto pode ser especialmente útil se você estiver experimentando muita ansiedade ou ruminação relacionada a um determinado evento ou situação em sua vida. Quando você se senta para meditar, você está se convidando a ser uma testemunha de seus próprios pensamentos, emoções e experiências. É uma maneira poderosa de adquirir insight e compreensão de sua própria mente e da maneira como você vê o mundo. Especialmente se você tem a tendência de ser um pensador exagerado, a meditação pode ajudar a retardar tudo, e trazer algum espaço e clareza muito necessários aos seus pensamentos.

Tornar-se mais atento e consciente
A meditação é uma ferramenta poderosa para aumentar seu nível de atenção e conscientização. Não se trata de limpar sua mente como muitas pessoas acreditam. Em vez disso, trata-se de treinar sua atenção para estar mais concentrado, sem escolha e menos distraído. Quando você medita, ao invés de tentar ativamente limpar sua mente, você simplesmente se convida a perceber o que quer que seja que está lá. Quando você percebe seus pensamentos, sentimentos e emoções sem julgamento, eles simplesmente surgem e depois naturalmente voltam a diminuir. Não há necessidade de suprimir nenhuma dessas coisas, ou tentar afastá-las. Basta convidá-los a vir à superfície e, em seguida, chamar sua atenção de volta à sua respiração. Esta é a essência da meditação: criar um lugar seguro onde você não esteja tentando fugir de nada, mas convidando-se mais ativamente a estar com o que quer que esteja lá.

Ajuda a tratar a ansiedade e a depressão
Embora seja difícil estabelecer um vínculo causal direto entre a meditação e a redução dos níveis de ansiedade e depressão, há muitas evidências anedóticas que apontam para o fato de que a meditação é útil para tratar essas condições. Quando você está se sentindo ansioso ou deprimido, você tende a estar muito no momento presente. Você pode se sentir preso em seus pensamentos, ou incapaz de se concentrar em qualquer outra coisa. Quando você está meditando, você está tentando ativamente estar no momento presente e estar totalmente atento à sua experiência, mesmo que isto não inclua uma respiração agradável e relaxante. O simples ato de focalizar sua atenção em sua respiração e perceber quando sua atenção se desviou pode ajudá-lo a se tornar mais presente e consciente em seu dia-a-dia.

Conclusão
Estes são apenas alguns dos muitos benefícios da meditação. A meditação não é uma solução rápida ou um comprimido mágico que fará com que todos os seus problemas desapareçam. É, entretanto, uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a cultivar uma maior sensação de paz interior e bem-estar, quebrar o hábito de pensar demais, tornar-se mais atento e consciente, e ajudar a tratar a ansiedade e a depressão. Quando você tem tempo para praticar meditação, você está se comprometendo com você mesmo. Você está fazendo uma promessa de investir em sua própria saúde e bem-estar. Faça deste ano, o ano em que você se compromete com uma existência mais pacífica e consciente. Não há melhor época do que agora para começar.

Relaxe