Breve introdução sobre o Hatha Yoga

O Hatha Yoga é uma das vertentes do Yoga, conhecido popularmente como posturas/Asanas e técnicas de respiração/Pranayama é uma prática física que une corpo e mente.

São tantos os benefícios do Hatha Yoga que é melhor começarmos por compreender um pouco mais sobre o significado dessa união de palavras em sânscrito:

HATHA significa FORÇA que nos leva ao sentido de esforço, potência física.
YOGA pode ser esclarecido como UNIÃO, evolução integral do homem em todo seu absoluto.

Outra interpretação encontrada no Yoga-Shikha Upanishad divide a palavra HATHA em sílabas HA e THA trazendo-nos o significado de energia do sol e energia da lua, sugerindo além do seu sentido literal associações como uma prática que se faz unir os pares de opostos, equilibrando o feminino e masculino, positivo e negativo, força e suavidade, exterior e interior, energia solar e energia lunar.

Benefícios da prática de Hatha Yoga

O Hatha Yoga pode lhe trazer sensações de força e relaxamento desde o primeiro momento de prática. Sem falar na melhoria da sua respiração, trazendo calma e consciência para o momento presente.

Diminui a ansiedade, estresse e tensões do dia a dia.

Seja qual for a postura/Asana realizada, está interfere direta e indiretamente no seu corpo sutil e denso, entre eles, podemos destacar a musculatura dos membros e tronco como abdômen, região lombar, e quadril.

Proporciona melhoria para as articulações, sistema locomotor (combinação do sistema muscular e esquelético).

Faz com que você se sinta mais atento a suas percepções físicas e emocionas, tendo clareza de emoções e sentimentos.

É uma atividade de baixo impacto, sendo possível para a maioria das pessoas, no entanto, caso você tenha certas condições de saúde é importante conversar com um médico antes de aderir à prática. Ainda assim o Hatha Yoga pode ser adaptado para algumas dificuldades pessoais.
O Hatha Yoga tem como base o respeito aos limites do corpo para alcançar um estado de força e relaxamento nas possibilidades de cada um. Leia mais sobre o Hatha Yoga aqui.

Agora que já vimos sobre alguns dos benefícios do Hatha Yoga, sugerimos a você uma sequência de Hatha Yoga, segue o link do vídeo abaixo:

SAUDAÇÃO AO SOL – Hatha Yoga | Aula de Yoga – YouTube

Relato pessoal da minha relação com o Hatha Yoga e seus benefícios

Escrever sobre a minha relação com o Hatha Yoga me faz refletir, me perceber como um SER com um corpo e MENTE, que por meio dos ASANAS/posturas e PRANAYAMAS/técnicas de respiração é possível acessar esses dois aspectos do meu ser.

Durante o momento de prática me sinto em paz, tranquila, focada em ser o movimento e a respiração, unindo o que sou com presença do meu verdadeiro ser.

Além das posições/ASANAS o Hatha Yoga me traz reflexões e autoconhecimento sobre uma vida no despertar, o SANKALPA (uma frase curta a cerca de um propósito) me traz força para ressoar minha intenção no íntimo do meu ser.

Os benefícios que o Hatha Yoga me trouxeram podem ser descritos como a presença e concentração durante os momentos de prática, relaxamento após as posturas, tranquilidade, alegria e até mesmo prazer em conseguir perceber meu corpo e seus movimentos durante os Asanas/posturas.

Introdução das origens do Hatha Yoga

No contexto do Tantra, o Hatha Yoga se propõe a ser, na verdade, uma alquimia do que é o próprio corpo físico, transformando esse corpo mortal em um corpo divino (Divya Sharira), ou tradicionalmente chamado corpo diamante (Vajra deha).

Há evidências históricas de que o Hatha Yoga como escola se originou na segunda metade do primeiro milênio depois de Cristo.

Embora possamos dizer com certeza que muitas de suas técnicas e práticas são ainda anteriores, sua função como escola se deve à imagem do sábio Gorakshanatha, o qual deu início a tradição Nathas. A este mestre são atribuídos os dois primeiros textos do Hatha Yoga chamado HATHA YOGA e Goraksha e Samhita, dos quais apenas o último foi preservado até os dias de hoje. Goraksha deu origem à tradição dos mestres que mais tarde escreveram os textos que se tornaram os clássicos da literatura do Hatha Yoga. Eles são Hatha Yoga Pradipika, por Svatmarama Yogendra, o Gheranda Samhita, presume-se que tenha provindo de um sábio chamado Gheranda, e por fim o Shiva Samhita, o qual se apresenta como sendo os ensinamentos do próprio Deus Shiva.
Sobre o texto Hatha Yoga Pradipika, a indícios que tenha sido escrito no século XIV. A obra se divide em quatro capítulos dos quais os primeiros descrevem as técnicas de ASANA, o segundo as técnicas de PRANAYAMA, o terceiro as técnicas de MUDRA, já no quarto capítulo tem instruções sobre SAMADHI, o estado de super lucidez.

Já o Gheranda Samhita é após o século XVI e descreve um sistema bem mais codificado das etapas do caminho do Hatha Yoga. A obra se subdivide em sete partes, cada qual explicando a etapa do processo Yoguico, são elas:

1) Os seis atos de purificação, Shatkarmani.
2) As posições físicas conhecidas como Asanas.
3) Gestos sutis com as mãos, Mudras e Bandhas.
4) Controle dos sentidos, Pratyahara.

5) Técnicas de respiração, Pranayama
6) A meditação, Dhyana.
7) a super consciência, Samadhi.

Quanto ao Shiva Samhita, supostamente compilado entre os séculos XVII e XVIII, encontramos neste texto uma exposição filosófica mais detalhada da metafísica dos Vedas.
Aqui, a prática do Hatha Yoga se une à filosofia Vedanta para explicar a união entre a alma individual (atma) e a alma universal (paramatma), revelando a ilusão criada por Maya.
O texto se subdivide em cinco partes, das quais a primeira versa sobre a unidade entre o ser individual e o ser universal.
A segunda parte explica a anatomia do corpo sutil. A terceira parte explica sobre o Asana e Pranayama, que como já vimos Asana se compreende por postura e Pranayana como técnicas de respiração e controle dos ares vitais. A quarta parte descreve sobre os Mudras, que são os gestos que possuem controles sutis neuromusculares do corpo. A quinta parte contém explicação sobre o chakras e sobre o sistema de mantra Hatha, Laya, e Raja Yoga.
Hatha Yoga é apenas um grão de areia diante da imensidão que esta tradição milenar nos traz, fico feliz em contribuir com sua procura sobre este tema, até o próximo texto amigo de luz.